10 de jan. de 2013

Museu do Rock !!!

O Rock And Roll Hall Of Fame, está situado na cidade de Cleveland, estado de Ohio nos Estados Unidos, as margens do Lago Erie, ao lado do Cleveland Browns Stádio, sendo aberto ao público no dia 21 de setembro de 1995. Foi criado e dedicado, como o seu nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas do mundo da música e de outras pessoas que tiveram influência na indústria do Rock e também da música Pop.  O Museu se destaca na cidade pela beleza de sua arquitetura. Um monumental prédio com estrutura de vidro e aço (pirâmide), projetado pelo arquiteto chinês I.M.PEIconhecido internacionalmente pela grandeza  de seus projetos.
A localização do museu foi muito controversa à época, mas considerada históricamente apropriada, uma vez que o seu idealizador o "DJ ALAN FREED", creditado como um dos maiores divulgadores do rock, e que cunhou o têrmo "Rock and Roll", é natural de Cleveland e o primeiro a tocar o"rhytms and blues", música até então feita apenas por negros em uma rádio de brancos. Foi pioneiro ao promover shows de rock e reunir em um mesmo local  brancos e negros para dançarem.
O espaço possui 150 mil metros quadrados com sete andares, cinco salas de cinemas e um amplo espaço para  exposições e "Eventos Gratuitos".



Desde o ano de 1986, vários artistas, não apenas do rock, mas de toda música jovem em geral, eram incluídos no Salão da Fama em uma cerimônia anual realizada na cidade deNova Iorque. O primeiro grupo de indicados foi em 23 de janeiro de 1986 incluindo entre êles "Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Fats Domino, Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley".
Atualmente o principal critério para a inclusão de um artista ou de uma banda é que seu primeiro álbum tenha sido lançado há pelo menos 25 anos.
Com apenas 16 anos de história, o museu conta com um acervo que emociona até mesmo os roqueiros mais durões. O museu conta com diversos monitores e som de altíssima qualidade para voçê  relembrar músicas e momentos históricos de seus ídolos do rock e da música pop mundiais.



Na parte subterrânea do museu, devidamente climatizada para conservar verdadeiras relíquias, estão as roupas militares usadas pelos Beatlesnas fotos do àlbum"Sgt. Peper's Lonely Hearts Club Bands", vestuários usados pelo"rei do rock" Elvis Presley,  e os figurinos históricos de Michael Jackson - a famosa luva de Billie Jean, além da máscara e a jaqueta vermelha usada no clipe "Thriller".
Como não poderia deixar de ser, o museu tem muitas, muitas guitarras e violões de diversos artistas que fizeram a história do rock and roll. Entre êles, uma relíquia, um violão de Johnny Cash, da década de 1950, uma guitarra de john Lennon com o desenho dêle e de Yoko Ono.
Para quem gosta de rock e também de carros é possível conferir o Porsche psicodélico de Janis Joplin, e o Lincoln Coupé de Elvis Presley - que no dia que o comprou, deu outro igualzinho de presente para uma senhora que estava na concessionária, que achou por bem elogiar a mais nova aquisição do rei.
Para os mais sentimentais, estão lá os rascunhos de Chuck Berry e da famosa"Purple Haze" de Jimi Hendrix, com o papel devidamente amassado e rabiscado. 


Pra quem quiser da uma "zoiada" ta aki o  LINK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário